segunda-feira, 11 de junho de 2007

Minha "foto histórica" > Brizola pula a fogueira


Sobre fotos históricas
Trabalhei como repórter-fotográfico de 1977 a 1980 na Editora Bloch, daí a 1986 no Jornal do Brasil, depois como free-lancer as sucursais de jornais e revistas paulistas. A partir de 1990, passei a trabalhar para empresas, com raras tarefas jornalísticas.
Quando comecei na profissão tinha a pretensão (como, creio, todos os fotojornalistas têm) de fazer fotos marcantes, especiais, históricas... Na primeira fase, nas várias revistas do grupo Bloch (mesmo na Manchete ou na Fatos & Fotos), as chances eram pequenas porque as matérias eram, em geral, genéricas, complementares ou defasadas em relação aos jornais.
No Jornal do Brasil, me senti em condições ideais, apesar de, por ser um dos menos experientes, costumar ser preterido na escalação para grandes eventos. Ah, mas mesmo uma “saída” de pouca importância podia possibilitar uma grande foto, que, aliás, teria valor especial justamente por isso...
Alguns colegas conseguiram muitas, eu nem tanto... Ao menos para o meu nível de exigência, poucas das fotos que fiz posso chamar de “histórica”, por qualquer critério, apesar de saber o quanto há de subjetividade nisso... Em suma, ou os eventos eram desinteressantes demais ou não soube registrar de forma tão especial assim os mais importantes que tive chance de fotografar. Ou ainda (e este parece ser um fator de muito peso...), simplesmente não tive sorte.


Brizola pula a fogueira

Uma das fotos que eu poderia chegar a chamar de histórica é a de Leonel Brizola pulando uma fogueira. Um dia, saí da redação do JB com o repórter J. Paulo, para acompanhar o então candidato a governador em um roteiro pela Zona Norte da cidade. No começo da tarde estávamos no Conjunto Amarelinho, em Irajá, junto à Av. Brasil. As lideranças locais aproveitaram a promissora visita para fazer, além da luta pela reforma do conjunto, uma manifestação pela paz na comunidade, cercada de favelas. Promoveram a queima, em grande fogueira à frente do conjunto, das armas de plástico recolhidas das crianças.
Brizola ganhou a honra de atear o fogo, o que fez com prática de gaúcho churrasqueiro. De repente, vira-se para o mais destacado cabo eleitoral local e pergunta:
- Tens coragem de pular a fogueira, tchê?!... Vai na frente, que eu vou atrás!...
Os assessores, até mesmo o futuro prefeito Marcelo Alencar, também em campanha, tentaram preservar o chefe. Nada adiantou, Brizola estava tranquilo e ia pular.
Eu me preparei como pude... Busquei uma posição lateral, pus a 24mm (a maior grande angular disponível, das cinco lentes que levava), me agachei, mantive o dedo no obturador. O líder local, com a maior desenvoltura, cumpriu sua parte. Acompanhei de rabo-de-olho, sem apertar, preocupado com Brizola, que podia nem esperar o salto do outro. Ou, refugar...
Brizola tinha olhos fixos na fogueira e um sorriso maroto no rosto. Com suas botinas de gaúcho exilado, camisa azul claro de mangas arregaçadas, arredou um pouco a garotada, abriu uma roda, concentrou-se e, sem outras considerações, partiu!... 


Leonel Brizola, campanha eleitoral - Irajá, Rio de Janeiro, 1982 - foto: Aguinaldo Ramos (*)
No meio do caminho, abriu os braços, parecia estar num voo acima de tudo!... Aterrizou com perfeição, sem qualquer escorregão ou derrapagem. Sem dúvida, era muito mais fácil pular uma fogueira de subúrbio sem se queimar do que evitar se queimar no caminho para a presidência...
A foto saiu na primeira página, mas na parte de baixo, superada por algum assunto mais emergencial. E também pela orientação do jornal, que decididamente não o apoiava. Ainda assim, foi reproduzida algumas outras vezes por outros veículos. Depois, só foi lembrada (e publicada), pela IstoÉ, quando de sua morte em Junho de 2004. Porém, em tempos de Internet e de acirrados debates políticos, passou a circular com frequência. Em 2015, foi utilizada (com corte) na capa do livro Brizola, Clóvis Brigagão e Trajano Ribeiro, com destaque para a foto da capa na Veja Rio.
Se Brizola tivesse conseguido evitar erros políticos e administrativos e superado as muitas barreiras que os adversários colocaram em seu caminho, chegando à Presidência, quem sabe esta foto não poderia ser um espécie de síntese de sua carreira, simbolizar a sua trajetória na política brasileira?
 
(*) A partir dos anos 2000, alterei meu crédito de autor para "Guina Araújo Ramos".
[Atualizado em 14/09/2021] 

12 comentários:

Unknown disse...

Linda foto e lindo texto.

Anônimo disse...

foto importante,epoca que realmente existe hitoria.
Uma observação, é que esta foto parace ser um local perto da antiga TV Mangete, o local era por traz. Notei que aonde bateu esta foto historia, fica numa das praças do local. Parabens otima foto.

Fábio Lau disse...

foto é sua, Guina? Posso postar lá no meu facebook com seu cre'dito?


Fábio Lau

Aguinaldo Ramos disse...

Sem dúvida, Fábio,
fique à vontade para publicar, e agradeço o interesse e a repercussão.
As fotos e os depoimentos estão à disposição de todos.
Apenas entendo que a citação da fonte é justa, pq, afinal, deu trabalho (a mim e eles) produzir, editar e publicar este material.
E, além disso, informar o link é uma forma de outros terem acesso a ele.
Abs,

Unknown disse...

Caro Aguinaldo Ramos, gostaria de colocar essa foto e esse texto no meu face, evidentemente, dando credito a sua pessoa. o Dr me permite ?
Atenciosamente
Marcio Moraes Mendes

Aguinaldo Ramos disse...

Prezado Marcio Moraes Mendes,
certamente autorizo a publicação desta foto e do texto em seu perfil do Facebook, com os devidos créditos, como solicitado. Gostaria, evidentemente, de receber o link, para ver a postagem (por favor, envie para guinaramos@gmail.com)
Aliás, outra versão sobre este material está publicado no livro, que acabo de lançar, "A outra face das fotos - Reminiscências e elucubrações sobre a arte e a prática do fotojornalismo".
É um livro que não está à venda em livrarias, mas pode ser adquirido por compra direta, saiba como acessando http://www.guinaedita.blogspot.com.br/p/4.html
Abs,

Unknown disse...

Essa foto é histórica, Aguinaldo.
Quero comprar seu livro!
Bjo,
Ana Paula Amorim

Unknown disse...

Meu prezado amigo Guina ,
Belíssima foto , e o texto melhor ainda !!!
Gostaria de deixar registrado o meu respeito pela
sua arte e pelo seu trabalho .
Um grande abraço .

Aguinaldo Ramos disse...

Grato a todos!
Os textos consequentes do meu mestrado em História Comparada (PPGHC-IFCS-UFRJ)e mais o que resultou do Prêmio Marc Ferrez 2010 (para o qual escrevi um livro e o blog A Foto Histórica e suas histórias no Brasil, não foram ainda publicados, o que continua, certamente, fazendo parte dos meus planos...

João Pimenta disse...

Pena não ter sido filmado todo o episódio narrado. Grande foto!

Descobri essa foto hoje em um post do Facebook e fiz o seguinte comentário:

Ele tinha aí, nessa época, 60 anos de idade. O Bozo hoje tem quase a mesma idade (63) é formado em educação física, ex-atleta do exército etc. mas duvido que o Bozo dê um pulão desses hahaha ...

Abraço!

Aguinaldo Ramos disse...

Comentários do Facebook:
Vera Figueira > Essa foto tornou-se histórica. Se não consta, deveria constar das 100 melhores fotos do jornalismo brasileiro. O enquadramento, o momento de auge do pulo, o povão que Brizola tanto amava, tudo isso dá muita "emoção" na foto.
Marco Meirelles > Muito grato pela atenção e envio destes detalhes, poderei me aprofundar, o registro tornou se histórico e a foto tem um ótimo enquadramento e um contraste dramático intrigante. Foto jornalismo no gatilho do tempo.
Soeli Antonia Goncalves Goncalves > Parabéns pelo registro! Que História interessante. Grande Brizola que faz falta neste momento conturbado da nossa Democracia.
Victor Grabois > parabéns pela foto! Um valor artístico e político que só aumenta ao passar dos anos e ainda mais na conjuntura atual!
Daniel Souza Lima > Que legal, Aguinaldo! Obrigado por comentar. Parabéns pelo seu trabalho e pela reportagem. Abraço!
Neli Souza > Memorável !!! Queria saber o autor da foto.
Elieser Cesar > Grande gesto. Grande foto.
Luiz Antonio Simas > Foto do camarada Guina Araújo Ramos, um craque. Histórica.
Fagner Torres > DEMAIS! Fotaça! Registro histórico do "meu Velho".
Roberto Bozzetti > O grande Leonel Brizola saltando uma fogueira de armas destruídas quando foi governador no Rio. Foto do chapa Guina Araújo Ramos no JB. (o resto é Witzel)
Grace Fernandez > Foto emblemática!
Ana Nicolino > que bacana! Obrigada por compartilhar esse relato! E parabéns pela fantástica foto!

Ricardo disse...

Bela foto, sempre atual nesse país colonizado, violento é desigual.